25.1.09

O CãoCoelho

Aqui fica a última criação, a ideia era fazer um coelho, mas depois de acabado as opiniões dividem-se, para uns é cão para outros coelho, ficou CãoCoelho. Aqui está ele no meio das alfaces da nossa horta que com este frio param de crescer.
O tecido do corpo é de uma camisa velha que uma colega de trabalho me deu, assim que o vi disse logo que daria um óptimo coelho.

Os olhos são dois botões de tamanhos diferentes, o que lhe dá um ar meio louco.

Podem vê-lo no meio de outras criações recentes aqui.


24.1.09

As Bonecas de Annette Himstadt

Estas bonecas fogem um pouco ao tema do blog, mas são tão maravilhosas que não resisti em mostra-las aqui. São de alta qualidade feitas na Alemanha por Annette Himstadt em séries limitadas.
Estas bonecas são intemporais, com cabelos verdadeiros, detalhes minuciosos e sempre de inspiração étnica ou campestre.
Só tem um defeito, o preço é escandaloso…. Só para sonhar.
Infelizmente a fábrica que iniciou a sua actividade 1986 fechou no final de 2008, mais um sinal dos tempos.

20.1.09

18.1.09

3# - TECIDO vrs. FELTRO

Os tecidos 100% algodão estampados ou lisos e os feltros de cores fortes são os materiais base que uso. Têm características muito diferentes. O feltro é muito fácil e trabalhar, uma vez que não desfia pode ser cortado com pormenor, no entanto é mais frágil do que o tecido e com uma utilização intensa começa a ficar com mau aspecto. Tanto quanto sei só existem feltros lisos.
Nos tecidos temos uma infinidade de escolhas, embora para fazer bonecos para crianças eu sugira os 100% algodão. As intemporais Chitas portuguesas são uma óptima escolha, mas através da Internet podem facilmente comprar-se tecidos de todo o mundo, japoneses, americanos ou africanos. Eu prefiro os padrões com motivos pequenos, mas é apenas uma questão de gosto pessoal.
Após várias experiências prefiro a utilização do tecido para as peças maiores e com enchimento e o feltro para os pormenores.


17.1.09

As criações de Tone Finannger

Tenho pesquisado sobre o mundo encantado de "Tilda" criado pela escritora norueguesa Tone Finannger. Dotado de uma estética própria com figuras esguias e elegantes, cores com predominância dos tons pastel e padrões de tecidos exclusivos.
Apesar de suas publicações ainda não terem sido traduzidas em português, as técnicas utilizadas e os esquemas de realização são faceis de seguir. Podem comprar os livros assim como todos os productos para confeccionar os projectos aqui.

15.1.09

"Cupído"

Para esta usei o mesmo molde da "Ruivinha", mas experimentei usar e abusar das aplicações. Foi feita com umas calças de ganga velhas, também já tem destino.........

11.1.09

2# - OS MOLDES


Depois de decidir o que vamos fazer, têm de se executar os moldes em papel. Nesta altura devem testar-se as proporções e o modo de execução do boneco, decidir se a cabeça e os membros fazem parte da mesma peça ou são elementos separados. Deve também pensar-se em como os elementos se vão juntar uns aos outros. Para começar devem preferir formas mais simples, no caso de querem a cabeça ou as pernas em tecidos diferentes devem coser primeiros os tecidos e depois aplicar o molde e cortar. Podem encontrar muitos moldes aqui.

10 # e 11#

Estas duas já foram entregues às suas novas donas, espero que já tenham "nome". As minis foram uma experiência, têm o comprimento de um dedo e podem servir para porta-chaves.
Mais uma inovação, etiquetas personalizadas, isto está a ficar mesmo profissional ;) De algumas das bonecas que fiz e já entreguei não fiquei com fotografias, se puderem tirar e mandar-me agradeço (Vera; Susana; Paula e Sónia), de preferências já nas mãozinhas das novas donas.
These two have already been delivered to its new owners, I hope they have new names. The litle ones were an experience, have the length of a finger and can be used for door-keys. Another innovation, personalized labels.

"A Bruxa Gigante e a Borboleta Dela"




Com o desenho da R. como "inspiração", fizemos esta nova criação. Ela sempre atenta e exigente escolheu as cores e os acessórios, foi um trabalho de equipa. Descobri que esta ideia não é original, Lizette Greco faz o mesmo a partir dos desenhos dos seus filhos. A fotografa japonesa Yeondoo Jung desenvolveu um projecto em que a partir de desenhos de crianças criou fotografias, muito giro......

6.1.09

Novas Bonecas


Aqui vai um novo modelo no qual estou a trabalhar. As bonecas não têm um palmo de altura mas dão mais trabalho do que as grandes pois tem imensos pormenores. A estas de nomes "Chinese Princess" e " Ruivinha".

1# - INSPIRAÇÃO

A primeira etapa e a mais difícil de conseguir é tentar ser original. Tanto quanto é possível ser-se original, quando já quase tudo foi inventado! Acabamos por ir buscar elementos a vários sítios e combinamo-los na forma que nos parece mais coerente em determinado momento.

A primeira boneca surgiu de um desenho que faço à anos e que resolvi transformar em 3D. Devo dizer que não resultou muito bem, mas com os erros se aprende e evolui.

Também podemos esquecer a originalidade e recorrer a livros ou revistas que têm moldes e explicações detalhadas de como se faz.
Todas as opções são válidas, o importante é que seja divertido “Fazer Coisas” e que embora os resultados possam não ser de inicio os que desejamos não desistir.

3.1.09


Obrigada pelos comentários encorajadores.

Aqui vai um outro tipo de trabalho, é um retrato da R. com a técnica do "Stencil" e um detalhe de um quadro com colagens que fiz para o quarto dela. De onde lhe terá vindo a inspiração ?

2.1.09

Criar bonecas




Este Natal, resolvi fazer bonecas de trapos para oferecer às filhas das amigas e não só.
Rapidamente se tornou compulsiva a vontade de criar, de fazer até altas horas da madrugada, de não conseguir parar até acabar.
Pesquisei, e encontrei um novo mundo de criatividade, de imaginação e fantasia.
Dai a ideia de criar este blog, não só para mostrar o meu trabalho, que apenas dá os primeiros passos, mas para mostrar tudo o que vou encontrando nas minhas pesquisas.
Aqui ficam algumas das minhas criações.

1.1.09


Para começar nada melhor do que um desenho acabado de fazer pela R.
Titulo "Uma bruxa gigante e a borboleta dela"
Esta é a minha primeira experiência na criação de um blog.
Resulta de uma determinação para 2009, pôr "isto" a funcionar sozinha (.....) até agora parece fácil !