31.8.09

Ainda dos Dias Medievais / Medieval Days

Trabalho no tear manual e a fiar o Linho.

Work in the loom and spinning the flax.
Cestos de cana típicos da Serra Algarvia. As canas são apanhadas nas ribeiras e deixadas dentro de água a amolecer durante uns dias, para depois poderem ser cortadas e trabalhadas.

Baskets of cane typical of the Algarve. The canes are caught in the rivers banks and left in water to soften for a few days, then they can be cut and worked.

Retalhos de tecido / Fabric swatches

Nas minhas arrumações do sótão encontrei também alguns retalhos de tecidos novos e outros usados, que vou usar para as minhas ovelhas. Preciosidades ...
In my loft I also found some pieces of new and old fabrics. I will use them for my sheep soft toys.

30.8.09

Dias Medievais Castro Marim - Desfile / Castro Marim Medieval Days - Parade

XII Edição dos Dias Medievais de Castro Marim

Hoje é ultimo dia, eu já estou longe, mas se ainda estiverem ainda pelo Algarve vale a pena uma visita. Mesmo sem ir ao Castelo (pago) há muita coisa para ver, o Mercado, espetáculos de rua e o Forte de São Filipe recentemente restaurado. Sei que isso das feiras medievais está na moda, e cada vez à mais um pouco por todo o lado, mas esta para mim é especial. Representa o fim das férias grandes. Até para o ano.....

Galões Vintage

Sobre uma manta de trapos feita pela minha bisavô mas ainda por estrear, estão estes galões antigos comprados no mesmo sitio destes. Como estavam sempre na montra e desta vez não os vi lá pensei que já tinham desaparecido todos, mas afinal não, ainda tive sorte.

25.8.09

Velharias do sotão




Nas minhas pesquisas / arrumações do sótão encontrei várias coisas interessantes. Estas são algumas delas ....

"Património do nosso Brincar"



Este livro surgiu de um projecto de pesquisa desenvolvido por 4 municípios: Fundão; Marinha Grande; Montemor-o-Novo; e Vila Real de Santo António. Pretende registar este património para as gerações futuras, o modo de brincar dos nossos avós.

Forminhas da Praia

Pegámos nas forminhas da praia e experimentámos várias actividades, desenhar, moldes em gesso e "papel maché". Esta última técnica como se pode ver não domino, vou comprar um livro... volto já!

21.8.09

Sal Marinho Tradicional de Castro Marim

“Estes autênticos jardins de sal estão situados no interior da Reserva Natural de Castro Marim, no extremo oriental do Algarve, entre o Rio Guadiana e o Oceano Atlântico.
O sal marinho tradicional é inteiramente recolhido á mão com o auxílio de instrumentos de madeira tradicionais. Resulta da conjugação harmoniosa do trabalho do salineiro, com a acção conjunta das marés, do sol e do vento, não é sujeito a qualquer tratamento posterior.
A flor de sal é uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água das salinas recolhida por um instrumento especial que nunca toca o fundo. É um tipo de sal raro, que só se forma nos dias de maior calor, entre Julho e Setembro. É muito apreciado pelos melhores cozinheiros, sendo considerado um produto gourmet. Deve ser usado para temperar alimentos já cozinhados.
Excerto de texto retirado do panfleto de divulgação da Associação “Terras de Sal, CRL” geral@terrasdesal.com , onde podem ser adquiridos os produtos referidos.
Mas o que eu gosto mesmo de fazer é dar um dos passeios a pé ou de BTT recomendados pelo sapal, e no final ficar a ver o trabalho dos salineiros. Pode-se comprar o sal directamente na salina, é mais barato mas a quantidade dá para o ano inteiro, se houver espaço no porta bagagens compensa.

19.8.09

Coisas de Verão


Depois de alguns passeios pela praia, não resisti a por em prática novas ideias. Normalmente não gosto dos tradicionais trabalhos feitos com concha que se vendem um pouco por todo o lado nesta altura do ano.
Com algumas tábuas, “vioxene” para escurecer a madeira, cola de madeira, areia da praia, conchas, búzio e tintas acrílicas, fiz estes trabalhos que facilmente se enquadram na decoração de uma casa de praia.

7.8.09

4.8.09

Praia da Ponta Ruiva

Pintado na Praia da Ponta Ruiva, em Sagres. Guache sobre papel de embrulho e água do mar.
E as férias cada vez mais perto....

1.8.09

Molde do "Puff" para crianças


Aqui fica o molde que usei para o "puff". É muito simples, foi a "Artsuca" que me disponibilizou.
O resultado final ficou assim.

"Puff" para crianças

Finalmente acabei o "Puff" de retalhos que andava a fazer para as crianças. Foi um sucesso, vamos lá ver se as costuras são suficientemente fortes para os aguentar :)

Cesto de Ovelhas

Ovelha Minhota



Finalmente lá resolvi usar este tecido que me tinham trazido de Ponte de Lima à algum tempo. É um padrão inspirado nos Lenços dos Namorados mas mais estilizado. Gostei do resultado final.
Na verdade trata-se de um pano de loiça que eu destrui para fazer ovelhas :)
Existem toalhas de mesa, pratos e canecas feitas com o mesmo desenho.

Linhas

Comprei todas estas linhas por 5€ no Lidl a semana passada. Um achado.

Morangos

Já primeiro de Agosto e a nossa horta continua carregada de morangos :P**