31.3.10

Férias da Páscoa :: Easter Holidays

Vou de férias para a Serra. Para além dos objectivos óbvios de descanso, diversão, passeio e mostrar a neve ás crianças, também levo na ideia ir visitar as fábricas de lanifícios que ainda se encontram a laborar na região e de onde vê o material para os meus trabalhos, o Burel.
Este tecido artesanal português é 100% lã, apresenta alta durabilidade e resistência. As qualidades do burel provêm do seu particular processo de fabrico: a lã, depois de lavada e fiada, vai ao tear para ser urdida. Após a tecelagem, é colocada no pisão, uma máquina que bate e escalda a lã de modo a tornar o pano mais compacto e resistente.
O burel sempre acompanhou a vida na Serra: cada família produzia as suas peças para uso doméstico, sendo que o artigo que adquiriu maior expressão cultural foi a capa utilizada pelos pastores.
Hoje em dia, e numa tentativa de não deixar morrer esta industria, a utilização deste material está a ser reinventada, sendo utilizado em peças de vestuário e acessórios contemporâneos, peças para o lar e até brinquedos.
Não posso deixar de fazer uma referência especial os feltros 100 % lã com coloridos que recentemente foram lançados no mercado.
Espero que quando voltar tenha muita coisa para contar.

BOA PÁSCOA!

I'm going on holiday to “Serra da Estrela”. Besides the obvious intentions of rest, fun and snow for the children, also take the idea to visit the woolen mills that are still labouring in the region and see where the material for my work comes from.
Burel”, is a highly resistant and durable traditional Portuguese fabric made from wool. The durability of this fabric comes from the way in which it is made: the wool is washed, spun, and then woven into a fabric which is then pounded and scalded, making it more compact and resistant.
Burel” has traditionally been an integral part of life in the mountains: each family would be responsible for making their own clothes from this fabric. Burel is most well known for its use as a shepherd’s cape.
Nowadays in an attempt to not let die this industry, the use of this material is being reinvented in clothing and accessories contemporary, pieces for the home and even toys. I must make special mention of the 100% wool colourful felts which were recently presented.
I hope that when I come back, have a lot to tell.

GOOD EASTER!

28.3.10

Projecto de Páscoa :: Easter Project

Não gosto de seguir os habituais e óbvios projectos de Páscoa. Não é obrigatório fazer coelhinhos e ovinhos. Porque não Cordeirinhos e Passarinhos? Se já tivesse recebido o Burel colorido, seria um óptimo projecto para o utilizar. Gosto principalmente da simplicidade, aqui fica o tutorial.

I do not like to follow the usual and obvious craft projects of Easter. It is not necessary to make bunnies and eggs, why not lambs or birds? If  I had already received the color "Burel", would be a great project to use it. I specially like the simplicity of this project, here is the tutorial.

27.3.10

Reciclar Gavetas Antigas / Recycle Old Drawers

Desde que comecei a ver por ai estas fantásticas soluções de reutilização de gavetas antigas, comecei a olhar para os caixotes do lixo com outros olhos. Já vi por ai algumas com potencial, mas por uma razão ou por outras acabo por não as trazer para casa. Principalmente porque os meus dotes para a carpintaria ainda não foram testados, e estou certa de que mandar fazer a estrutura do móvel para lá colocar as gavetas velhas não deve ser nada barato. Mas os resultados que se conseguem obter, como podem ver abaixo, são sensacionais.

Tudo a pesquisar nas velharias das mães e das avós para ver o que conseguem encontrar!




http://poppytalk.blogspot.com/2010/03/link-love_26.html

25.3.10

Burel colorido

Recebi ontem pelo correio estas amostras de Burel a cores. São 100% lã e 100% Made in Portugal. É um material que se trabalha tal e qual o feltro, permitindo multiplas possibilidades. Já estou a imaginar ovelhas violeta ou verde limão.

Nova Ovelha "Lenço dos Namorados"

Uma encomenda especial, que pertence á mesma familia desta e desta.

22.3.10

Ovelha Almofada III / Pillow Sheep III

E já está!  Feita com o "Burel" da Serra da Estrela, e com estes moldes, mais uma ovelha almofada que a R. já começou a utilizar.

21.3.10

Porta tabaco

Este foi feito contra vontade, pois sou anti-tabaco, mas como me pediram tanto.... Os tecidos são Japonese, e usei a nova etiqueta feita com o carimbo caseiro.

Viva a Primavera

Se há altura do ano de que gosto especialmente é esta, em que a Natureza renasce depois de Inverno. Não deixo de me surpreender com o milagre que é, ver reaparecer  frágeis folhas verdes de troncos aparentemente secos.

Este é o primeiro dia de Primavera no nosso jardim.

Boa semana para todos.


20.3.10

Ovelha Almofada II / Pillow Sheep II

Adoráveis estas ovelhas almofada e edredon, são daqui.

Etiquetas de Carimbos Caseiros / Labels from homemade stamps

Este é o resultado final das etiquetas feitas a partir do carimbo de borracha. Usei tinta para tecido, sobre uma superfície dura em vez de aplicar directamente no carimbo, fica melhor. Depois passei a ferro para fixar melhor a tinta ao tecido. Por fim recortei cada uma com a tesoura de zig-zag e já está, agora é só começar a usa-las. As outras que tinha feito antes eram estas e estas.


Libertamos uma Borboleta


Talvez como prelúdio da Primavera entrou uma Borboleta pela janela. Claro que foi uma animação e em minutos já tinha casa própria.
Depois de alguma negociação lá os convenci a deixa-la seguir o seu caminho.
As fotos são do J.


Reciclar Jeans II / Denim Recycling II

Lembrei-me que também já tenho algumas coisas feitas com aproveitamento de Ganga, aqui fica uma compilação, para além das já referidos no post anterior.






18.3.10

Reciclar Jeans I / Denim recycling I

e há material que não se deve deitar  fora são as calças de ganga  quando já estão gastas e velhas. Para além de alguns exemplos que já aqui mostrei, um saco e a minha infindável manta de hexágonos, resolvi pesquisar outras ideias. Aqui ficam.
 Descobri também alguns livros especificos para aproveitar este material; "Jeans Terapy"; "Easy Quilting with Denim"; "Jazzy Jeans".

Revista "Marie Claire Idées" Abril 2010

16.3.10

Carimbos caseiros / Homemade stamps

Com uma borracha grande comprada na" loja do Chinês", papel vegetal, lápis de carvão, um x-acto e muita paciência, fiz este pequeno carimbo com o meu logótipo. Agora só preciso de uma almofada com tinta para tecido, é já tenho uma nova maneira de fazer etiquetas personalizadas. Parece que as melhores tintas para o efeito são as da StazOn.

13.3.10

Céu Azul

Hoje o céu de Lisboa estava assim, ainda sem folhas mas muito azul.

Avental Encomenda / Apron

Acabei o avental que me foi encomendado pela "Colher de Chá". Espero que esteja de acordo com as expectativas, pelo menos eu fiquei muito satisfeita com o resultado.

11.3.10

Avental para costura

Enquanto andava ás voltas com a encomenda de um avental que me fizeram, encontrei este tutorial que ensina a fazer um muito parecido com o que estou a fazer. Espero que gostem.
Também gosto muito deste que é da Rosa Pomar

Joana Vasconcelos

Já fui ver a exposição da Joana Vasconcelos patente no Museu Berardo no CCB, que é absolutamente imperdível. Embora algumas das peças tenham conotações políticas de alguma violência a maioria delas são tão apelativas que convidam a interagir, tornando a visita ideal para toda a família. Muitas das peças são expostas pela primeira vez em Portugal. Eu “colei-me” a uma visita guiada o que a tornou muito mais interessante, uma vez que conhecia muito mal o trabalho da artista. Não deixem de visitar, só até dia 18 de Março.

7.3.10

Uma ida à feira da Ladra


Já não sei à quantos anos não passava por lá. Este sábado, não sei se foi por ter estado com estrangeiros nos últimos dias, apeteceu-me ser turista em Lisboa.
Estas malas de Alberto Gougel são das coisas mais giras que vi por lá.