18.4.10

Fábrica de Lanifícios Império em Manteigas

Uma das principais intenções das últimas férias da Páscoa era fazer uma visita à Fábrica de onde vêm o Burel que uso para fazer as ovelhas.
As nossas expectativas não foram goradas, fomos recebidas com simpatia por duas exímias costureiras que estavam a executar peças para a marca “Burel Manteigas” que com ideias inovadoras tenta não deixar desaparecer este material tradicional.
Agradecemos a visita guiada que o Sr. José Luís teve a gentileza de nos proporcionar e ficámos a saber todos os processos por que passa a lã, desde que chega á fábrica em fardos até sair de lá transformada nos mais diversos tipos de fazendas.
Para além de alguns artesões que ainda existem na zona, esta é a única fábrica que ainda se encontra em funcionamento, resistente de uma indústria local outrora próspera. É também intenção deste post, dar um modesto contributo na divulgação deste material e de quem a muito custo ainda o produz em Portugal.

3 comentários :

  1. e qualquer pessoa pode visitar? é preciso fazer marcação? acho uma visita fabulosa. adoraria lá ir!

    ResponderEliminar
  2. Fui com uma pessoa conhecida. Mas penso que ligando para lá a marcar será possivel.

    ResponderEliminar
  3. obrigada pela informação. da próxima vez que planeemos ir para essas bandas vou ver se consigo visitar com a minha pequenota, que já ficou toda entusiasmada com as tuas fotos. :)

    ResponderEliminar