31.8.10

Conservas de Sardinhas Pinhais

Tivemos a sorte de nos oferecerem uma caixa destas conservas especialíssimas. Aqui ficam algumas informações sobre elas e o porquê de serem um producto gourmet.
"A Fábrica de Conservas Pinhais, em Matosinhos, a única em Portugal que se mantém fiel ao velho método artesanal numa época de corrida às novas tecnologias, assegura uma elevada qualidade de lhe permite exportar toda a produção.
Praticamente desconhecidas em Portugal, onde apenas podem ser adquiridas em lojas gourmet, as conservas Pinhais são uma referência em hotéis e restaurantes de vários países europeus, mas também no mercado norte-americano.
Estes produtos topo de gama, mais conhecidos no estrangeiro do que em Portugal, são produzidos diariamente numa pequena fábrica em Matosinhos, onde cerca de uma centena e meia de mulheres cumprem um ritual de produção que se repete desde a fundação, em 1926.
"O mercado exige uma qualidade que só se consegue com o processo manual. Há mais de 50 anos que produzimos da mesma maneira, com peixe fresco e azeite de oliveira", afirma António Pinhal, filho do fundador da conserveira e presidente da empresa. Esta opção tem garantido a qualidade das conservas, mas apresenta como contrapartida um custo elevado, que se traduz num preço final do produto mais alto que a concorrência.
A Fábrica de Conservas Pinhais produz actualmente cerca de 60 mil caixas de conservas por ano, com cem latas cada, disponibilizando sardinha em azeite, em azeite picante, em tomate e em tomate picante.
Em breve todo o equipamento desta fábrica única em Portugal poderá estar acessível aos visitantes, caso se concretize a intenção da Câmara de Matosinhos de ali instalar o Museu Vivo da Indústria Conserveira."

Estrato de artigo retirado de Diário de Noticias on-line



30.8.10

Caldas da Rainha

Gostamos sempre de prolongar as férias para os fins de semanas seguintes depois de terminarem.
No que passou fomos relembrar e mostrar de novo às crianças, a zona das Caldas da Rainha, Foz do Arelho e Lagoa de Óbidos.
Aqui ficam algumas imagens dos locais mais emblemáticos da cidade que visitámos, o Parque D. Carlos I e a Mata, o Mercado da Fruta, os Museus e a Fábrica das Faianças Bordallo Pinheiro onde me perdi por um painel de azulejos.
A fábrica centenária, passou por um mau bocado há uns tempos, mas com a onda de solidariedade que se gerou parece estar de novo de boa saúde. A chamada louça das Caldas faz parte do nosso património seria uma enorme perca que se deixa-se de fabricar.






26.8.10

Tutorial bolsa de mão ::

Agora que vêm ai a escola as instruções para executar esta bolsinha vêm mesmo a calhar.

24.8.10

Vestido azul :: Denim dress

Gosto deste vestido que encontrei no blog mmmcrafts, embora não lhe coloca-se este peitilho tão elaborado. O padrão é da Modkids onde podem ser adquiridos outros ainda mais encantadores.

22.8.10

Parede do Quarto :: Bedroom wall



Resolvi pendurar alguns quadros que andavam por ai gurdados no quarto da R. e o resultado foi este.


Saco de carteiro :: Tote bag

Este projecto já andava na cabeça à algum tempo. Com um bocado de fazenda cortado das bainhas de umas calças e alguns retalhos de tecidos japoneses que tenho andado a guardar religiosamente é feito este saco. É muito prático porque não tem fecho, fecha-se sobre si próprio.

16.8.10

Novos pássaros :: New Birds

O tecido com que foram feitos estes pássaros já tem uma longa história. Inicialmente foi-me dado por uma amiga ainda em forma de calças para grávida. Ora como o filho dela tem 15 anos e o meu mais velho já vai fazer 10, podem ver que já tem uns aninhos. Quando as calças se começaram a romper foram transformadas numa saia e calções pequeninos que os meus dois filhos mais pequenos. Ainda os usaram durante alguns verões. Este ano reapareceu do meio de alguma arrumação e cá está ele transformado em pássaros. Acho que os vou oferecer à minha amiga que me deu as calças e esperar que ela ainda se lembre do padrão.
O pauzinho retorcido foi encontrado na praia este verão

Trajes Tradicionais da Guiné Bissau

Estes trajes guinenses foram feitos em Bissau pela Mariama e chegaram às minhas mãos pela Amie sua irmã, uma guinense alta e forte de lindo sorriso rasgado que para mim personaliza a alegria africana. O meu pedido tinha sido de panos africanos, mas ou fui mal compreendida ou ela acho que assim ficava "melhor servida". Não faz mal são lindos, e tem sido usados na praia sem no entanto dispensarem alguns olhares curiosos de por quem por mim passa. Fartei-me de perguntar coisas à Amie sobre os trajes para poder aqui publicar algo de mais concreto, mas tudo o que consegui saber foi que cada etnia tem os seus próprios trajes, todos com nomes que eu ainda escrevi num papel, mas que não me atrevo a reproduzir pois certamente não estariam correctos. As minhas rápidas pesquisas na net sobre o tema também não deram grandes frutos. Fico-me pelas imagens, e pela enorme vontade de conhecer um continente que imagino fascinante pelos enormes contrastes.
P.S. - Estou cheia de pena de os lavar pois vão perder o maravilhoso cheio a sândalo que traziam....

Quadro de colagens :: Collages

Um quadro oferecido por uma amiga, com os desejos de melhoras do braço da R. Amanhã tira o gesso.
Uma ideia muito simples mas com resultados surpreendentes. Com diferentes furadores de recortes do tipo Maped,  papel de embrulho ou  revistas velhas com paginas coloridas e muita imaginação fazem-se trabalhos muito divertidos.
Rita, obrigada pelo presente.

9.8.10

Chão de Ayamonte

Como tem estado levante, e a praia não muito convidativa, resolvemos ir a Espanha da maneira tradicional, de barco. Dei por mim a olhar para o chão espanhol, nada que se compare com as nossas calçadas, mas em todo o caso com efeitos muito interessantes.

4.8.10

Xuz - Walk on me

Adoro sapatos em geral, e até um pouco estravagantes. Andei meses à procuras destas socas, quando finalmente consegui encontra-las  ainda por cima em saldos. " Lucky Girl"!
Ainda fiquei mais contente quando percebi que são "Handmade in Portugal". Sou fã.
Já agora boas férias para todos!