20.11.11

A Feira do Relógio

Posso disser que a Feira do Relógio em Lisboa é a “minha” feira. Não tem a tradição nem o charme da Feira da ladra, mas já há uns bons anos que tem lugar todos os domingos de manhã ao longo da Av. Santo Contestável em Chelas. Vou lá desde pequena, primeiro com a minha mãe e agora sozinha ou com o meu filho mais velho, pois é perto do sítio onde moramos.
São duas ruas de feirantes, desce-se por uma e sobe-se por outra, organizadas por tipos de produtos. Até meio, roupas, sapatos, tecidos, e tudo o mais que se possa imaginar, a outra metade é um mercado tradicional de frutas e legumes. A dividir as duas zonas algumas rolotes de comes e bebes nas quais nunca me atrevi a parar.
Gosto de passear por entre as pessoas sem um objectivo pré-definido, há gente de todas as raças, os sons, os cheiros as cores são um estimulo permanente.
Há coisas baratas, caras, feias, bonitas, velhas e novas, mas o que eu gosto mesmo é de procurar, de mexer e remexer e de quando em vez encontrar uma pechincha. Hoje foi um dia assim, a falência de uma loja de roupa de marca no Porto, fez com que fossem parar a uma banca roupas das melhores marcas a preços de feira, algumas ainda com os preços originais marcados. Assim calças e camisolas marcadas a mais de 100€ foram vendidas a 5€ e 7,5€. Não posso deixar de sentir alguma pena, pois é um sinal dos tempos. Mas não se iludam há muita coisa há venda com marcas estampadas mas que não passam de imitações mais ou menos bem feitas. Não sei porque estou a dar tanta importância às marcas, é coisa a que não ligo muito, do que eu gosto mesmo é da sensação de comprar coisas boas a um bom preço.
Gosto de ir cedo, com roupa e sapatos confortáveis, uma mala pequena a tiracolo e um troley para trazer as compras. Podem acontecer assaltos e zaragatas como em qualquer feira, por isso há que ser discreto e atento e tudo correrá bem.
Na zona do mercado de fresco também há um pouco de tudo, do que gosto mesmo é de poder escolher o que quero comprar numa quantidade grande de bancas. Quando vamos ao super mercado, só podemos comprar os tomates, cenouras ou cebolas que eles lá tem para vender, no mercado há vários preços, tamanho e estados de maturação para o mesmo produto.
Como a feira é frequentada por muitas raças de pessoas também é possível encontrar há venda produtos agrícolas de outras culturas, e isso agrada-me muito, só é pena não saber o que fazer com eles.
Aconselho uma visita, mas vão sem presa e sem preconceitos.


8 comentários :

  1. Sou lisboeta, cheguei a viver nos Olivais mas nunca fui a esta feira... pensei que o podia fazer esta semana mas nem tinha a certeza de que ainda se realiza. Obrigada pelo seu post, fiquei ainda com mais vontade!
    Bem-haja

    ResponderEliminar
  2. E faz muito bem, o que quer que seja que procura tenho a certeza de vai encontrar. Depois diga-me como correu!

    ResponderEliminar
  3. nunca foi a eta feira mas fiquei muito contente de ter encontrado este post, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Já fui à feira de Carcavelos e da ladra, mas curiosamente nunca fui à do Relógio apesar de morar lá perto. A minha família nunca gostou muito de ir a feiras portanto costumo ir sozinha ou acompanhada com uns amigos da mesma idade que eu. A minha maior preocupação é a de ser roubada visto que tenho apenas 15 anos talvez seja um alvo mais fácil. Não sei se estou exagerar... Acha que não haverá problema?

    Agradeço muito o artigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Constança. Acho que deve ir, com um ou dois amigos. Tenho a certeza que não vai haver problema.

      Eliminar
  5. A minha maior preocupação é ser roubada e visto que so tenho 15 anos talvez seja um alvo mais facil...
    A minha família nunca gostou muito de ir a feiras portanto eu acabo sempre por ir sozinha ou acompanhada com os meus amigos.
    Será que não há problema e eu estou a exagerar?

    Agradeço muito o seu post

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde
    A feira do Relógio durante estes últimos 10 anos sofreu algumas alterações, desde o local, organização e segurança.
    Podemos hoje em dia considerar que é um óptimo local de compras, onde encontraremos um pouco de tudo, desde roupa, antiguidades, à alimentação.
    Este tipo de feiras tem sido alvo de grandes controles tanto na venda de bens como na alimentação por parte da ASAE e da própria fiscalização camarária que existe permanentemente nestas feiras.
    Com isto quero dizer que não devem temer visitá-la e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer!
    Aconselho vivamente a experimentarem ir conhecer a Feira do Relógio e podem ainda aproveitar para almoçar por uma das reloutes de comes e bebes, que não correm perigo nenhum, pois este tipo de estabelecimentos são inspeccionados regularmente pelas autoridades sanitárias e se não tivessem condições não estariam ali.
    É um excelente local para ter o contacto com o que mais de verdadeiro tem Portugal, as pessoas, desde o comprador ao vendedor.
    Como em todos os locais, em Lisboa e não só, com muita gente podem haver roubos, nada que um pouco de atenção pelos nossos pertences não resolva. Não é necessário ter medo ou insegurança, como já referi é uma feira que sofreu muitas alterações e umas delas foi na segurança. Para os mais atentos podem aperceber-se inclusive de policia à paisana, para além de policias fardados, que patrulham a feira.
    Espero que, quem não foi ainda, vá e desfrute de tudo o que de bom estes mercados nos podem oferecer, desde boas compras a encontros de confraternização a comer uma bela bifana ou um courato encostados a uma relout de comes e bebes!
    A feira realiza-se todos os Domingos das 7H às 14H.
    Divirtam-se!!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha experiência pessoal, o perigo é mais de ser roubada pelos feirantes. Da última vêz que fui, uma vendedora meteu a minha moeda de 2 euros no bolso, depois tirou do bolso uma moeda falsa de 2 euros ( as moedas italianas antigas de 500 liras são semelhantes ) e fingiu que tinha sido essa que eu lhe tinha dado, obrigando-me a trocá-la.

      Eliminar