5.11.13

Alcaçer do Sal

Este fim-de-semana fomos até Alcaçer do Sal. Gosto mesmo desta cidade Alentejana, cada vez que lá vou encontro novos recantos para explorar. Começámos pelo Santuário do Senhor dos Mártires, que infelizmente ao fim-de-semana está fechado, e depois descemos até ao rio. A margem esquerda do Sado foi recentemente arranjada, dando a possibilidade de fazer um belo passeio à beira rio. Existem alguns novos equipamento, um ancoradouro com barcos tradicionais e uma ponte pedonal que permite atravessar o rio a pé ou em bicicleta. Atravessámos a ponte pedonal e fomos almoçar à Tasca do Gino, Porto Santana, onde me deliciei com uma sopa de tomate alentejana que estava divinal. Este Restaurante é mesmo a não perder, mas se for no verão convêm fazer reserva antecipadamente.

Os ninhos das cegonhas são presença constante nos pontos altos destas paragens.
O Portão do Santuário.


 De tarde fizemos o percurso interpretativo da Paleoduna do Montalvo, entre a vegetação dunar e a estuarina, magnificas paisagens e muitas descobertas para fazer. Este local muito pouco conhecido permite desfrutar de um passeio entre a vegetação dunar, que culmina num miradouro sobre o rio e os campos de arroz. No regresso fizemos o percurso do estuário. Primeiro ao longo de uma vala de rega e depois na base da duna. Foi uma aventura pois nalguns locais o caminho já não existe, a vegetação é densa e  difícil de transpor. Nesta zona a vegetação é completamente diferente devido ao solo ser mais fértil e haver mais humidade, é muito mais densa com várias espécies de carvalhos. Havia bolotas por todo o lado.



Líquenes e Armeria rouyana

 Os campos de arroz já ceifados.
 A luz da tarde coada pelos sobreiros.

De volta a casa pela estrada da Comporta com as baterias carregadas para mais uma semana de trabalho.

1 comentário :

  1. Olá Ana. Que giro, esteve a passear bem ao pé de minha casa . Descobri e gostei do seu trabalho,blog e página. Se quiser conhecer a minha...
    https://www.facebook.com/pages/As-Bonecas-do-Arco-Iris/208893949292415?ref=hl
    obrigada
    Bjs
    Rosa

    ResponderEliminar