14.10.13

Conservar Basílico :: Basil Preserved in Oil



O Basílico que tinha na horta estava a espigar. Para o tentar manter por mais tempo podei-o todo para que volte a rebentar. Resultado fiquei com um monte de folhas super aromáticas, mas numa quantidade demasiado grande para as poder conservar. Felizmente tenho uma vizinha especialista em tudo o que são coisas boas. Faz na perfeição compotas, chantenay, frutas cristalizadas  e desidratadas e até bombons. Arranjou logo uma solução para o excesso de folhas de basílico.
As folhas de basílico conservadas desta maneira podem ser usadas juntamente com o azeite e o sal, para temperar saladas, sopas, massas ou assados.
Para fazer aproximadamente 250 gr:
125gr de folhas frescas de basilico
12.5cl de azeite
30 gr de sal
Colocar uma camada de basílico num frasco de vidro e salpicar com sal. Fazer o mesmo procedimento até preencher 3/4 do frasco. Em seguida encher o frasco com o azeite até cima, fechar bem e guardar ao abrigo da luz solar. Estará pronto a ser usado passado um mês.

Como tinha também malaguetas, resolvi experimentar fazer picante. Neste caso foi tudo mesmo a "olho". Malaguetas, sal, whisky e azeite, agora há que esperar algum tempo para ver o resultado.
Acho que vou iniciar uma nova página aqui no blog - "As receitas da Vizinha", pois hoje provei tantas coisas boas e saudáveis feitas por ela que acho que as devo partilhar.
Jarro para limonada - Bordallo Pinheiro

Sem comentários :

Enviar um comentário