15.9.09

Como fazer uma boneca de trapo 2/3

7. Coser os olhos: Prender os olhos à cara com alfinetes. Pode coser-se à mão usando um ponto simples ou caseado, ou à máquina, neste caso pode usar-se o ponto simples ou um ponto de bordado, se a máquina o permitir. Para que fique bem feito recomenda-se parar a máquina depois de cada ponto e ir virando a pouco e pouco o tecido – com a prática este procedimento deixa de ser necessário – Ao terminar o círculo passar as linhas para o avesso e rematar.
8. Bordar a boca com um ponto simples, o do modelo é o ponto atrás. Pode também ser desenhada com um lápis ou caneta.
9. Coser a cara: Usar um dos pedaços de tecido Tipo I – e pelo direito fixar a cara com a ajuda de alfinetes. Para que a cara fique bem centrada pode fazer pequenas marcas com alfinetes do contorno da cabeça. Coser (ver #7)

10. Pregar os botões sobre os olhos.
11. Coser os braços e as orelhas: Colocar os pois pedaços de tecido com os direitos frente a frente e coser sobre o contorno desenhado – deixar uma pequena abertura. Cortar os tecidos deixando uma margem de 8 mm.

2 comentários :

  1. Eu sou fã de bonecas de trapo e por isso suspeita para elogiá-las, mas penso que é uma arte a não deixar perder - o artesanato!
    Mesmo sendo suspeita vou dar a minha opinião e os parabéns pelas belezas que neste blog vi e admirei. "Simplesmente fantásticas!"
    Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Também adoro boneca de trapos tanto que faço colecção (já tenho 123) mas desde pequenina que compro e não ia ter esse trabalho todo para fazer uma. Se elas fossem assim tão caras mas não, não são comprei uma para a minha filha (que tem 2 aninhos) e eu estou a fazer com que ela faça colecção. (Já tem 5)

    ResponderEliminar