6.10.09

Como fazer uma boneca de trapo 3/3

Continuação

12. Coma tesoura fazer pequenos cortes nas partes redondas das orelhas e dos braços, com muito cuidado para não cortar a costura, deve deixar-se pelo menos 2 a 3 mm de tecido.
13. Dar a volta ás peças com a ajuda de qualquer objecto comprido mas que não perfure o tecido. Uma vez do direito abrir e acomodar as costuras no interior.
14. Cortar dois pedaços de entretela usando o molde das orelhas e inserir dentro de cada orelha. Fazer uma dobra na parte inferior e segurar com um alfinete
15. Encher os braços, deixando uns 10 mm vazios para a costura.
16. Com alfinetes prender as orelhas e os braços ao tecido do corpo (A), usando como guia as marcas do molde, coser com a máquina para fixar. Tirar os alfinetes.
17. Com alfinetes unir as duas partes do corpo (A) com os direitos unidos e certificando-se de que estão direitos, assim como as orelhas e os braços se encontram dentro do contorno que vai ser cozido.


18. Cozer sobre o contorno desenhado (ver #7 para coser as partes redondas). Deixar uma abertura de modo a que se consiga dar a volta ao tecido após este estar cosido, e reforças as costuras do início e do fim da linha. -Opcional: fazer um reforço nos braços uns 2mm paralelo á costura principal.
19. Cortar o tecido em redor da costura deixando uns 8mm de margem, fazer pequenos cortes nas zonas curvas (ver #12).
20. Voltar o boneco: Pelo espaço que foi deixado por cozer, com cuidado, tirar primeiro os braços, depois a cabeça e por ultimo as pernas. (ver #13). Passar a ferro se necessário.
21. Encher o boneco: começa por encher as pernas com pequenas quantidades de enchimento, pressionando suavemente. Para o corpo podem usar-se quantidades maiores sem pressionar muito para que o boneco não fique muito duro.

22. Fechar a boneca usando uma costura invisível. E já está!!!

2 comentários :

  1. se tu soubesses a falta que isto me faz!!! tenho uma dificuldade doida!! principalmente na parte do fechar com a tal costura invisível! a minha só mesmo com uma linha mágica!

    abraços
    ana

    ResponderEliminar
  2. E preciso treinar, usa agulhas fininhas e cor de um tom um pouco mais escuro do que o tecido.

    ResponderEliminar