30.9.09

Tartaruga em tecido 3 - Moldes


Esta é sem duvida a minha preferida. Um pouco mais complicada do que as anteriores, ou não fosse japonesa, mas com um resultado final espectacular. Vou ter de experimentar. Encontrei aqui.

Tartaruga em tecido 2 - Instruções




A pedido de várias familias que gostam de tartarugas aqui fica outro modelo. Encontrei aqui.

27.9.09

Uma tarde nos Jardins da Gulbenkian


Se há sítio em Lisboa de que eu gosto é sem duvida o Jardim da Gulbenkian e os seus museus. Entramos ali e parece que se respirar outro ar, as pessoas passam a ser mais civilizadas, poderíamos até estar num qualquer parque do norte da Europa. Eu não gosto de pensar assim, mas infelizmente a maioria dos nossos espaços públicos não transmitem esta sensação.
Passámos a tarde em múltiplas actividades, explorações várias, pintura, desenho, contactos com os habitantes locais, “agulhas e dedais” e por fim o merecido descanso.
Os “puffs” espalhados pelo jardim foram uma agradável surpresa, permitem desfrutar do lugar ainda com mais conforto e tranquilidade.
Recuperamos forças para a nova semana que começa…

Um Porta Garrafas !




Finalmente a solução do passatempo anterior , um porta garrafas. Com as medidas de prevenção para a gripe A todas as crianças tem de levar garrafas identificadas para a escola, por isso lembrei-me de fazer um, que ao mesmo tempo identifica e ajuda no transporte. Há duas premiadas. Parabéns!

26.9.09

STC Craft | Melanie Falick Books






Esta Editora tem uma série de livros muito interessantes (tenho andado a conter-me para não os comprar todos). Resolveu disponibilizar gratuitamente instruções de alguns projectos dos seus livros. Estes são alguns deles!
Não se esquecam de participar no passatempo, só até amanhã.

24.9.09

O que será ?


Para que serve esta coisa?  Uma surpresa para quem acertar  (só para Portugal). Tem de deixar comentários com sugestões. Boa Sorte ! (até Domingo)

Bolinhas Anti-stress




Continuando com Pentágonos e Hexágonos, fiz esta bolinha anti-stress cheia com a areia que trocemos da praia. Também dá para jogar ao "mata" ou fazer malabares.....

22.9.09

Actividade na Praia


Tivemos uma festa de anos na praia no fim de semana passado, eu queria levar alguma coisa feita por mim para as crianças, mas como não tive tempo de acabar resolvi fazer uma actividade com elas, e acabar as tartarugas na praia. Foram cheias com areia, cosidas e depois fizemos as carapaças. Foi divertido, todos participaram, avós, pais e netos, e no final  levaram a sua obra prima para casa. Na era do consumo é tão gratificante regressar ás coisas simples.

20.9.09

Às voltas com Pentágonos e Hexágonos



Por causas das Tartarugas em tecido, descobri está técnica muito antiga de aproveitamento de pequenos retalhos de tecido o Patchwork. Este trabalho é todo feito à mão, primeiro os hexágonos de pano são alinhavados a um molde de papel e depois são cosidos uns aos outros com pontinhos minúsculos, uma técnica a que se dá o nome de english paper piecing. Aparentemente seria dificílimo conseguir executar estas formas geométricas perfeitas e todas iguais em tecido, não fosse a indispensável ajuda dos pequenos moldes de papel que devem ficar no interior do tecido até o trabalho estar acabado. Existe muita informação disponível e vídeos elucidativos do modo de execução, no YouTube encontrei estes. Eu faço um pouco diferente, não alinhavo o tecido ao papel, pois assim posso retirar os moldes mais facilmente e voltar a utiliza-los. Com os Pentágonos conseguem fazer-se formas com volume, bolas ou carapaças de tartaruga. Com os hexágonos, como encaixam uns nos outros de uma forma planas podem fazer-se almofadas, edredões, e tudo o que se quiser.


Este pretende ser o início de uma manta para as pernas, mas não sei se a paciência vai dar para chegar lá, se calhar fica-se pela almofada. A regra é usar gangas de diferentes tonalidades misturadas como base e intercalar tecidos estampados.

Caixa e caixinhas


Paço a publicidade mas não resisti a mais esta tentação do Lidl. Um conjunto de caixas e caixinhas que se guardam umas dentro das outras e que me deram muito jeito para arrumar as minhas coisas mais pequeninas.

16.9.09

Tartaruga em Tecido


O meu filho mais velho é fascinado por tartarugas. Já à algum tempo lhe tinha prometido fazer uma em tecido. Encontrei este molde e experimentei..... foi um sucesso. Nas próximas vou encher o corpo com areia da praia para ficar com mais peso. Estou curiosa com o "Patchwork" com hexágonos e pentágonos, mas isso é tema para outro post.

Carimbos da LuLu

Feitos a partir de gravuras com mais de 50 anos por métodos tradicionais, estes carimbos são verdadeiras relíquias.

15.9.09

Como fazer uma boneca de trapo 2/3

7. Coser os olhos: Prender os olhos à cara com alfinetes. Pode coser-se à mão usando um ponto simples ou caseado, ou à máquina, neste caso pode usar-se o ponto simples ou um ponto de bordado, se a máquina o permitir. Para que fique bem feito recomenda-se parar a máquina depois de cada ponto e ir virando a pouco e pouco o tecido – com a prática este procedimento deixa de ser necessário – Ao terminar o círculo passar as linhas para o avesso e rematar.
8. Bordar a boca com um ponto simples, o do modelo é o ponto atrás. Pode também ser desenhada com um lápis ou caneta.
9. Coser a cara: Usar um dos pedaços de tecido Tipo I – e pelo direito fixar a cara com a ajuda de alfinetes. Para que a cara fique bem centrada pode fazer pequenas marcas com alfinetes do contorno da cabeça. Coser (ver #7)

10. Pregar os botões sobre os olhos.
11. Coser os braços e as orelhas: Colocar os pois pedaços de tecido com os direitos frente a frente e coser sobre o contorno desenhado – deixar uma pequena abertura. Cortar os tecidos deixando uma margem de 8 mm.

11.9.09

Como fazer uma boneca de trapo 1/3

Após ter obtido autorização da autora “Virgínia Zuluaga” do blog “MammaSita”, para traduzir e reproduzir este “tutorial” que considero muito bem feito, aqui o apresento. Divirtam-se!
Após muitas tentativas, e alguns falhanços penso já ter a experiência suficiente para poder transmitir o meu método para a execução de uma boneca de trapos. É bastante fácil, com estas instruções detalhadas qualquer pessoa que saiba coser à máquina conseguirá bons resultados.
Material:
• Giz ou lápis de costureira;
• Pano para o corpo (Tipo I) 2 vezes 14 x 25 cm
• Pano para as orelhas e braços (Tipo II) 2 vezes 9 x 18 cm
• Feltro (2 ou 3 cores diferentes)
• Tesoura
• Linha de bordar, alfinetes e agulhas.
1. Descarregar os moldes e imprimir numa folha A4.
2. Recortar todas as peças do molde
3. Usando o giz para transferir o molde da cara (D) e dos olhos (E) para o feltro e recortar sem deixar margem.
4. Usando alfinetes prender o molde do corpo (A) a um dos pedaços de tecido Tipo I, pelo avesso.
5. Transferir o molde para o tecido
6. Transferir os moldes dos braços (B) e das orelhas (C), pelo avesso do tecido Tipo II, deixando ai uns 2 cm de espaço entre os moldes.

6.9.09

Quilt para Almofada / Quilting a Pillow

Continuando com a reciclagem de tecidos fiz este meu primeiro "quilt". Com restos de calças de ganga e uma velha toalha de mesa que já estava para ir para o lixo fiz este padrão que deverá vir a ser uma almofada. Não está uma perfeição, deu-me imenso trabalho e cometi alguns erros, mas aprendi e diverti-me. Quando se domina a técnica deve ser quase como pintar com tecidos. Muito interessante.
Continuing with the recycling of fabrics made my first "quilt". With remnants of jeans and an old tablecloth that was about to go to the trash, I did this pattern that is expected to be a pillow. There isn´t  perfect, gave me a lot of work and I made some mistakes, but also learned and had a lot of fun. When you have mastered the technique should be almost like painting with fabric. Very interesting.

Calças / Saco de Ganga - Jeans Bag

Este saco foi feito pela minha mãe já à bastantes anos, e não sei como veio cá parar a casa. Eram umas calças minhas "Mako Jeans", a marça já nem deve existir. O saco não podia ser mais simples, pernas rortadas e fazer o fundo e a alça, fecho fora e costura no seu lugar, e já está. Os bolsos ficaram como estavam e passaram a ser bolsas extra.
O meu filho mais velho adora-o, e anda sempre com ele de um lado para o outro. Podem ver outras versões muito mais profissionais aqui e aqui.
This bag was made by my mother a few years ago. They were my pants "Mako Jeans", the brand should not exist any more. The bag could not be simpler, legs rort and make the background and handle, lock out and sewing in place, and that's it. The pockets were as they were and became extra bags.


4.9.09

Anjinho da Guarda - Guardian Angel

Em Linho e Burel, nasceu este "Anjinho da Guarda" para guardar os sonhos dos mais pequeninos.
Mais aqui .

From linen and "Burel", was born this "Guardian Angel" to save the dreams of little ones.