20.9.09

Às voltas com Pentágonos e Hexágonos



Por causas das Tartarugas em tecido, descobri está técnica muito antiga de aproveitamento de pequenos retalhos de tecido o Patchwork. Este trabalho é todo feito à mão, primeiro os hexágonos de pano são alinhavados a um molde de papel e depois são cosidos uns aos outros com pontinhos minúsculos, uma técnica a que se dá o nome de english paper piecing. Aparentemente seria dificílimo conseguir executar estas formas geométricas perfeitas e todas iguais em tecido, não fosse a indispensável ajuda dos pequenos moldes de papel que devem ficar no interior do tecido até o trabalho estar acabado. Existe muita informação disponível e vídeos elucidativos do modo de execução, no YouTube encontrei estes. Eu faço um pouco diferente, não alinhavo o tecido ao papel, pois assim posso retirar os moldes mais facilmente e voltar a utiliza-los. Com os Pentágonos conseguem fazer-se formas com volume, bolas ou carapaças de tartaruga. Com os hexágonos, como encaixam uns nos outros de uma forma planas podem fazer-se almofadas, edredões, e tudo o que se quiser.


Este pretende ser o início de uma manta para as pernas, mas não sei se a paciência vai dar para chegar lá, se calhar fica-se pela almofada. A regra é usar gangas de diferentes tonalidades misturadas como base e intercalar tecidos estampados.

4 comentários :

  1. >>Excelente ideia para aproveitar os restinhos de tecido. e o resultado final fica maravilhoso!
    vou experimentar e se tiver paciencia talvez até faça uma colcha para a cama da minha filha (mas talvez com exagonos maiozinhos, para nao esgotar a paciencia tao depressa)! :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo, é preciso paciência (muita), mas como é um trabalho que se vai fazendo sem presa e se pode levar para qualquer lado acaba por não aborrecer. No meu caso é mesmo um vicio ;))

    ResponderEliminar
  3. amigas, artesanato é para acalmar, e não extressar, bjs

    ResponderEliminar