11.9.09

Como fazer uma boneca de trapo 1/3

Após ter obtido autorização da autora “Virgínia Zuluaga” do blog “MammaSita”, para traduzir e reproduzir este “tutorial” que considero muito bem feito, aqui o apresento. Divirtam-se!
Após muitas tentativas, e alguns falhanços penso já ter a experiência suficiente para poder transmitir o meu método para a execução de uma boneca de trapos. É bastante fácil, com estas instruções detalhadas qualquer pessoa que saiba coser à máquina conseguirá bons resultados.
Material:
• Giz ou lápis de costureira;
• Pano para o corpo (Tipo I) 2 vezes 14 x 25 cm
• Pano para as orelhas e braços (Tipo II) 2 vezes 9 x 18 cm
• Feltro (2 ou 3 cores diferentes)
• Tesoura
• Linha de bordar, alfinetes e agulhas.
1. Descarregar os moldes e imprimir numa folha A4.
2. Recortar todas as peças do molde
3. Usando o giz para transferir o molde da cara (D) e dos olhos (E) para o feltro e recortar sem deixar margem.
4. Usando alfinetes prender o molde do corpo (A) a um dos pedaços de tecido Tipo I, pelo avesso.
5. Transferir o molde para o tecido
6. Transferir os moldes dos braços (B) e das orelhas (C), pelo avesso do tecido Tipo II, deixando ai uns 2 cm de espaço entre os moldes.

4 comentários :

  1. Muito sinceramente por 3 euros comprei uma, por tanto não vou ter esse trabalho todo a fazer uma...

    ResponderEliminar
  2. Muito original. Parabéns pela criatividade.
    O prazer não tem valor!

    ResponderEliminar
  3. É o reviver os tempos das n/ avós..que também é agradável...é saudável ocupar o espírito com a confecção destas bonecas. Acabei de receber a notícia de que a "minha" empresa vai fazer despedimento colectivo. Ainda estou meia "anestesiada"!Desemprego depois de trinta anos de trabalho e dedicação(como tecnica de contabilidade).Mas, curiosamente, dei comigo a planear fazer algum artesanato, inclusivé bonecas de trapos, para a adaptação ao desemprego não doer tanto!

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante... precisei de fazer uma para mascote de um passatempo e através da ajuda e da minha criatividade ganhei o 3º prémio.
    E para acabar o comentário da primeira pessoa: não concordo, apesar de haver bonecas à venda nada vale mais do que o prazer de estar a fazê-las e de no fim ver o feito e dizer: pode ter custado ou pode haver coisas mas baratas, mas tive prazer e está gira ou bem feita

    ResponderEliminar